PCP visitou <br> Venezuela e Equador

No quadro do desenvolvimento e aprofundamento das suas relações bilaterais, o PCP deslocou-se à Venezuela e ao Equador, de 13 a 18 de Maio, onde efectuou diversos encontros de trabalho que possibilitaram uma ampla troca de informações. O Partido fez-se representar por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do CC e responsável da Secção Internacional.

Na Venezuela, o PCP realizou um encontro com uma delegação do Bureau Político do Partido Comunista da Venezuela, dirigida por Perfecto Abreu, Secretário Nacional de Organização, e com Carolus Wimmer, Secretário de Relações Internacionais do PCV. Pedro Guerreiro encontrou-se igualmente com Ana Elisa Osorio e Hector Navarro, da Direcção Nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e teve ainda a oportunidade de reunir com o Presidente do Parlamento Latino-americano/Delegação da Venezuela e com Yul Jabour, Presidente da Comissão de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela e membro do Bureau Político do PCV.

Nestes encontros, teve lugar uma útil troca de informações e de pontos de vista sobre a situação em Portugal e na Venezuela, assim como na Europa e América Latina, tendo o PCP reafirmado a sua solidariedade para com a luta do povo venezuelano em defesa e pelo aprofundamento da revolução bolivariana face à ingerência imperialista e a acção desestabilizadora de grupos fascistas.

No Equador, onde se desenvolve um importante processo de transformações progressistas e de afirmação da soberania nacional, o PCP realizou um encontro de trabalho com uma delegação da Direcção do Partido Comunista do Equador dirigida por Winston Alarcón Elizaide, Secretário-geral. Para além da troca de informações sobre a situação nos respectivos países e regiões, o PCP teve oportunidade de partilhar a sua experiência na preparação e acolhimento do 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) que teve lugar em Lisboa, em 2013, tendo em conta que o próximo EIPCO se realizará no Equador, em Novembro de 2014.

Durante a sua estadia no Equador, Pedro Guerreiro reuniu também com Ricardo Patiño, da Direcção Nacional do Movimento Aliança PAIS, do Presidente Rafael Correa.

A deslocação a estes dois países permitiu ao PCP um melhor conhecimento da actual situação na Venezuela e no Equador, estreitar os laços de cooperação e amizade com o PCV e com o PCE, e promover as suas relações bilaterais com o PSUV e a Aliança PAIS.




Mais artigos de: Internacional

Massacre a Leste

Centenas de mortos e feridos, entre soldados e civis, é o balanço sangrento da ofensiva do governo golpista no Baixo Don. Lugansk e Slaviansk são alvos de bombardeamentos indiscriminados.

 

Revolta latente

Um ano depois das grandes acções de massas que abalaram a Turquia, milhares de pessoas voltaram a exigir a demissão do governo, que respondeu com violência às iniciativas populares.

Não-alinhados <br> apoiam bolivarianos

O Movimento de Países Não-alinhados manifestou-se contra a ingerência dos EUA nos assuntos internos da Venezuela, respondendo assim positivamente à solicitação da República Bolivariana. No texto final da XVII Conferência de ministros dos Negócios Estrangeiros...

Polémica eleitoral

A Comissão Eleitoral do Egipto rejeitou as queixas apresentadas pelo candidato da Corrente Popular nas presidenciais realizadas a 26, 27 e 28 de Maio no país. Hamdeen Sabahi considerou «um insulto à inteligência» os resultados provisórios que indicam que obteve menos votos...

A liberdade da terra das prisões

O telefone toca demoradamente. Estou já convencido de que ninguém atenderá. Talvez seja demasiado cedo… lá são menos cinco horas. Depois cai o voicemail. Uma voz rouca e agastada apresenta-se: «Ligou para o número de Robert King. Se...